A Maçonaria é a maior e mais antiga fraternidade do mundo. Essa sociedade exclusiva deriva muito de seu simbolismo e estrutura de uma história que remonta às guildas medievais de pedreiros. É uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

A Maçonaria é filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

A Maçonaria é filantrópica porque não está constituída para obter lucros pessoais de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidades, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranquilidade da consciência.

A Maçonaria é progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um Princípio Criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da Verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão a da Razão com base na Ciência.